A comunicação interna em transações de M&As

De acordo com relatório da PwC, o Brasil abrigou, em 2017, 643 operações de fusões e aquisições (M&A), um acréscimo de 8% em relação ao volume de negócios registrado no ano anterior.  Cada vez mais frequentes, essas transações geram um grande desafio do ponto vista da comunicação, tanto externa quanto interna. Nessa última seara, a comunicação tem papel preponderante na prevenção de conflitos, na integração cultural entre as empresas e no alinhamento de expectativas. Se esse processo for ignorado ou feito de forma inadequada, são grandes as chances de perda de talentos e desengajamento dos colaboradores, o que, no limite, pode levar ao insucesso da operação. Como evitar situações desse tipo? Quais ações devem integrar o plano de comunicação de uma empresa em processo de M&A? Como os profissionais da área podem ajudar a gerenciar incertezas e minimizar resistências?

Participantes:

Anna Karina, diretora de marketing da Linx
Esther Jerussalmy Cunha, sócia do LO Baptista Advogados
Nick Howard, sócio da Brunswick
Paulo Nasser, diretor-presidente da Aberje
Renato Delmanto, head de comunicação corporativa da holding Votorantim

Envie um comentário